DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE

O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente a 14 de junho, em todos os países e sob a égide da Organização Mundial de Saúde.

 

Este dia foi criado com o objetivo de: 

 

- sensibilizar para a importância e necessidade de sangue;

- enfatizar o papel dos dadores de sangue voluntários e não remunerados e;

- apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue, as organizações de dadores de sangue e outras organizações não governamentais no reforço e expansão dos seus programas voluntários de dadores de sangue. 

A necessidade de aprovisionamento de sangue quer para tratamentos, quer para intervenções urgentes, é uma realidade. O sangue é vital em todo o tipo de emergências: desastres naturais, acidentes, conflitos armados, entre muitos outros, daí que sejam tão importantes as doações por parte de voluntários.

 

No ano em que se celebra o 20.º aniversário o tema escolhido é «20 anos a celebrar a dádiva: obrigado, dadores de sangue!». Esta é a oportunidade para agradecer aos dadores de sangue de todo o mundo as suas dádivas que salvaram vidas ao longo dos anos e honrar o seu profundo impacto tanto nos doentes como nos dadores. É também um momento oportuno para abordar os desafios contínuos e acelerar o progresso em direção a um futuro em que a transfusão de sangue seguro seja universalmente acessível.